Tarsila do Amaral |
A grande diferença entre aqueles que trabalham e ganham sua vida com a Arte e aqueles que a expressam de forma "amadora" ou simplesmente não a expressam de forma nenhuma, é a questão da facilidade de artista-profissional em expor sua melhor Arte contando com a oportunidade à favor para que isso aconteça, alinhado a interesses comerciais daqueles que trabalham vendendo a Arte.
Grande parte das vezes nós acabamos conhecendo uma determinada obra artística devido ao fruto de um trabalho de interesse dos meios de comunicação sobre a Arte que vende mais, muitas vezes com qualidade duvidosa, onde se aproveita de uma determinada tendência, regionalidade, níveis culturais, entre outros fatores apenas para expor de forma mais enfática os trabalhos que vendem mais. Vender mais não é sinônimo de qualidade, mas ainda assim é fruto de algum tipo de arte, pois significa ser um trabalho expresso de alguma forma.
Por exemplo, um determinado CD que vendeu milhões de cópias, que pode ser culturalmente uma droga, com letras sofríveis e ritmos mais irritantes do que contagiantes, será e sempre será um trabalho de má qualidade MAS, ainda assim, é fruto de algum tipo de expressão artística, mesmo com todo o interesse capitalista, alienação e encheção de saco por parte daqueles que apreciam a música e gostam de expor isso a todos, obrigando por tabela que todos engulam goela abaixo o trabalho deplorável. Temos o maravilhoso exemplo de músicas no ônibus e carros passando na rua com o som absurdamente alto, proposital. A questão aí já não é mais a Arte e sim o respeito às demais pessoas.
Respeito! |
O contrário também é válido - se buscarmos trabalhos não tão divulgados, muitas vezes amadores e sem conhecimento da mídia, sem dúvida teremos o prazer de degustar excelentes obras, de qualidade elevadíssima, mas que não são de interesse comercial e não aplacarão grandes vendas. Talvez seja porque a Arte com qualidade não é tão trabalhada e estimulada nas pessoas, principalmente em nosso querido país mas isso aí já é outra história, uma complexa história!
Enfim, o que está em pauta é o objeto "Arte". Pode ser a expressão de uma composição musical, um livro, um poema, um desenho ou rabisco, um trabalho manual, uma receita, enfim... qualquer tipo de arte que expresse uma originalidade, algo pessoal que extravasa para o mundo externo, que expõe um trabalho ou um sentimento espontâneo não-materializado, originalmente imaginado e criado em nosso ser. Um objeto abstrado, não-plausível, presente em nossa mente, agora é um objeto palpável, visto, ouvido, sentido... transmite sentimentos! Isso é Arte e todos nós somos artistas!
Quem pode dizer que nossos pequenos filhos não são artistas quando fazem alguns rabiscos com tinta guache no papel? Eles expressaram algo com seu desenho! Uma aula de desenho livre na matéria de Educação Artística para as crianças nunca é apenas um mero "Desenho Livre". É um estímulo para soltar
a imaginação e expor algo, uma Arte!
E nossas mães quando fazem aquela comida espetacular em um almoço de domingo, algo que só elas conseguem fazer? É único e pessoal! Vamos estimular a Arte! Estimular nossos filhos a expressarem sua Arte, a se interessarem e degustarem a Arte! Criar formas, canções, histórias! Nenhum trabalho ou ocupação pode ser mais gratificante, mesmo que não tenha remuneração envolvida!
Você está muito feliz com suas ocupações e trabalhos? Pode ter certeza que encontrará sua Arte materializada ali no meio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário