quarta-feira, 31 de julho de 2013

O Sutra Fantástico

Tenho me interessado muito por conhecer mais sobre Meditação e Budismo, muito embora eu tenha o costume de “filtrar” algumas coisas que não fazem o menor sentido pra mim, um ateu convicto! =).

Budismo é uma religião não-teísta (o que pessoalmente me prende a antenção, naturalmente...) que na verdade está mais ligada à filosofia e ensinamentos de pacificação da mente do que a uma "religião".

Mas o que eu achei mais interessante e o que mais tem me chamado a atenção cada vez que eu obtenho um novo aprendizado sobre o assunto, são os ensinamentos do Sutra, onde a mente é treinada a se desvincular de todas as coisas materiais e sentimentais, sabendo que nada do que nossos olhos projetam existe de fato, é tudo vacuidade, tudo vazio. Podemos perfeitamente manter nossa mente em paz e repouso, uma mente inabalável, que não mais criará ou manterá os problemas constantes do dia a dia.

Os ensinamentos falam em desapegarmos do passado ou do futuro, sendo o presente a única verdade. Também há renúncias materiais e compaixão no dar e doar. E também sobre o amor e compaixão à todos os seres vivos. São ensinamentos (humanistas por que não?) fantásticos!

Deixo aqui alguns ensinamentos maravilhosos e trechos de livros que eu li e tenho o prazer em compartilhar no Blog:

"Todo sofrimento psicológico é fictício, porque ou está armazenado na memória do passado, ou na imaginação do futuro, porque ambos são apenas ilusórios... O passado já passou e o futuro ainda não chegou!!!
O único momento real é o presente, e nele reside a eternidade!"
Siddhartha Gautama

"Os quatro preceitos são: 1.Desperte, cesse a luxúria sexual, luxúria sexual leva à multiplicidade e briga e sofrimento. 2. Desperte, cesse a tendência à grosseria em relação aos outros, grosseria é a assassina da vida de sabedoria. 3. Desperte, cesse à cobiça e o furto, você deveria olhar seu próprio corpo não como sendo seu, mas como sendo uno com os corpos de todos os seres sencientes. 4. Desperte, cesse a falta de sinceridade e mentiras secretas, não deveria haver falsidade em sua vida, não há como esconder nada em uma gota de orvalho despedaçada.
Jack Kerouac - Livro Despertar: uma vida de Buda




"Não foi pelo uso ansioso de meios externos que Buda desvendou a mente verdadeira e pôs fim ao sofrimento, mas por repousar calmamente em silêncio pensativo. Esse é o fato supremo do repouso abençoado. Ele era sihibhuto, o acalmado.
Jack Kerouac - Livro Despertar: uma vida de Buda

" ... eles pensam que as árvores existem devido à causas como a criação por um eu criador autocriado e autorrecordativo que às fez a sua imagem, sendo que tudo isso são discriminações da sua consciência mental e palavras meramente figurativas que na realidade não possuem significado."
Jack Kerouac - Livro Despertar: uma vida de Buda

"Certa vez Buda ajudou uma senhora a atravessar um mangue e a mesma não lhe disse ao menos obrigado.
Logo, um de seus discipulos lhe perguntou:
- Mestre por que não dissestes nada aquela senhora?
Buda não respondeu.
No segundo dia o discipulo lhe fez a mesma pergunta:
- Mestre por que não dissestes nada aquela senhora?
Buda novamente não respondeu.
No terceiro dia seu discipulo tornou a perguntar:
- Mestre por que não dissestes nada aquela senhora?
Ela nem se quer o agradeceu.
Então ele respondeu:
Eu a carreguei apenas uma vez. Você está carregando-a a três dias."
Siddhartha Gautama


 "A felicidade não reside no conhecimento das coisas materiais. Felicidade e sofrimento são estados mentais e, por isso, suas causas principais não podem ser encontradas fora da mente. Se reagíssemos às situações difíceis com uma mente positiva e serena, elas não seriam problema para nós; poderíamos até considerá-las como desafios ou oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Portanto se quisermos ficar livres de problemas, teremos de transformar nossa mente[...] Tudo, inclusive o mundo é criado pela mente. Não há outro criador além da mente."
Geshe Gyatso - Livro Budismo Moderno

"Devemos amar a todos os seres, sem distinção. Sou apenas um, enquanto os outros são incontáveis; assim, como posso me preocupar somente comigo e não me preocupar com os outros? Minha felicidade e sofrimento são insignificantes quando comparados à felicidade e ao sofrimento dos incontáveis outros seres vivos."
Geshe Gyatso - Livro Budismo Moderno

"Um homem será tolo se alimentar desejos pelos privilégios, promoção, lucros ou pela honra, pois tais desejos nunca trazem felicidade, pelo contrário, apenas trazem sofrimentos."
(Sakyamuni).


"De acordo com o Sutra, se a mente das pessoas é impura, sua terra também será impura. Pelo contrário, se suas mentes são puras, assim será sua terra. Em uma palavra não há duas terras pura e impura ao mesmo tempo. A diferença está na mente, boa ou má, das pessoas."
(Nitiren Daishonin).


Quanto mais coisas você tem, mais terá com o que se preocupar
Como nossos PENSAMENTOS, fazemos o nosso MUNDO.



sábado, 13 de julho de 2013

Todos Somos Artistas

Tarsila do Amaral
Eu sempre acreditei que todos nós temos um lado artístico, algo intrínseco, que faz parte de todas as pessoas, que está presente em nosso ser da mesma forma que temos em nossa natureza a habilidade de caminhar, de poder de falar, de poder mastigar, etc.

A grande diferença entre aqueles que trabalham e ganham sua vida com a Arte e aqueles que a expressam de forma "amadora" ou simplesmente não a expressam de forma nenhuma, é a questão da facilidade de artista-profissional em expor sua melhor Arte contando com a oportunidade à favor para que isso aconteça, alinhado a interesses comerciais daqueles que trabalham vendendo a Arte.

Grande parte das vezes nós acabamos conhecendo uma determinada obra artística devido ao fruto de um trabalho de interesse dos meios de comunicação sobre a Arte que vende mais, muitas vezes com qualidade duvidosa, onde se aproveita de uma determinada tendência, regionalidade, níveis culturais, entre outros fatores apenas para expor de forma mais enfática os trabalhos que vendem mais. Vender mais não é sinônimo de qualidade, mas ainda assim é fruto de algum tipo de arte, pois significa ser um trabalho expresso de alguma forma.

Por exemplo, um determinado CD que vendeu milhões de cópias, que pode ser culturalmente uma droga, com letras sofríveis e ritmos mais irritantes do que contagiantes, será e sempre será um trabalho de má qualidade MAS, ainda assim, é fruto de algum tipo de expressão artística, mesmo com todo o interesse capitalista, alienação e encheção de saco por parte daqueles que apreciam a música e gostam de expor isso a todos, obrigando por tabela que todos engulam goela abaixo o trabalho deplorável. Temos o maravilhoso exemplo de músicas no ônibus e carros passando na rua com o som absurdamente alto, proposital. A questão aí já não é mais a Arte e sim o respeito às demais pessoas.

Respeito!
Um livro de conteúdo apelativo e fraco que não é (e nunca será) uma obra literária, pode sim ser um best-seller em vendas que prende o público nos domínios de um assunto fascinante e que foi devidamente promovido pela mídia. Pode ser uma droga, pode ser ruim, pode ser apelativo mas ainda sim existe uma Arte, existe uma história a ser contada - alguém teve que desprender de uma imaginação e expressou algo para criar o trabalho.

O contrário também é válido - se buscarmos trabalhos não tão divulgados, muitas vezes amadores e sem conhecimento da mídia, sem dúvida teremos o prazer de degustar excelentes obras, de qualidade elevadíssima, mas que não são de interesse comercial e não aplacarão grandes vendas. Talvez seja porque a Arte com qualidade não é tão trabalhada e estimulada nas pessoas, principalmente em nosso querido país mas isso aí já é outra história, uma complexa história!

Enfim, o que está em pauta é o objeto "Arte". Pode ser a expressão de uma composição musical, um livro, um poema, um desenho ou rabisco, um trabalho manual, uma receita, enfim... qualquer tipo de arte que expresse uma originalidade, algo pessoal que extravasa para o mundo externo, que expõe um trabalho ou um sentimento espontâneo não-materializado, originalmente imaginado e criado em nosso ser. Um objeto abstrado, não-plausível, presente em nossa mente, agora é um objeto palpável, visto, ouvido, sentido... transmite sentimentos! Isso é Arte e todos nós somos artistas!

Quem pode dizer que nossos pequenos filhos não são artistas quando fazem alguns rabiscos com tinta guache no papel? Eles expressaram algo com seu desenho! Uma aula de desenho livre na matéria de Educação Artística para as crianças nunca é apenas um mero "Desenho Livre". É um estímulo para soltar
a imaginação e expor algo, uma Arte!

E nossas mães quando fazem aquela comida espetacular em um almoço de domingo, algo que só elas conseguem fazer? É único e pessoal! Vamos estimular a Arte! Estimular nossos filhos a expressarem sua Arte, a se interessarem e degustarem a Arte! Criar formas, canções, histórias! Nenhum trabalho ou ocupação pode ser mais gratificante, mesmo que não tenha remuneração envolvida!

Você está muito feliz com suas ocupações e trabalhos? Pode ter certeza que encontrará sua Arte materializada ali no meio!